Rafael Valim

Doutor e Mestre em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Professor de Direito Administrativo e Fundamentos de Direito Público da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Coordenador do Curso Euro-Brasileño de Postgrado sobre Contratación Pública - Faculdade de Direito da Universidade de La Coruña (Espanha). Professor do Mestrado em Direito Administrativo da Economia da Universidade Nacional de Cuyo – Mendoza (2012). Professor do Curso de Especialização em Direito Administrativo da Universidade Nacional de Comahue (Argentina). Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura – IBEJI. Presidente do Conselho Consultivo do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial – IBDEE. Membro do Conselho do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo – IBDA. Membro do Foro Iberoamericano de Derecho Administrativo – FIDA. Diretor Executivo da Red Iberoamericana de Contratación Pública (Espanha). Diretor da Revista Brasileira de Infraestrutura – RBINF. Advogado.






Silvio Luís Ferreira da Rocha

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Livre-Docente em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Assistente-Doutor dos Departamentos de Direito Civil e Direito Público da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo onde leciona na graduação e na pós-graduação às disciplinas de Direito civil, Direito administrativo e Teoria Geral do Direito. Chefe do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da PUC/SP no período de 2013 a 2017. Juiz de Direito do Estado de São Paulo, de 30 de outubro de 1989 a 11 de novembro de 1993.Juiz Federal da Terceira Região em São Paulo, a partir de 12 de novembro de 1993, titular da 10ª Vara Criminal especializada em crimes contra o Sistema Financeiro e Lavagem . Foi Juiz auxiliar do Corregedor-Regional do Tribunal Regional Federal da 3ª Região no período de agosto de 2007 a 18 de fevereiro de 2010. Também exerceu a função de juiz auxiliar do Vice-Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região de 19 de fevereiro de 2010 a 18 de fevereiro de 2012 e ocupou o cargo de Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça por indicação do Superior do Tribunal de Justiça no biênio 2011/2013. Em 2015 foi nomeado membro associado do Foro Iberoamericano de Derecho Administrativo (FIDA).






Augusto Neves Dal Pozzo

Especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor de Direito Administrativo e de Fundamentos de Direito Público na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). MPL pela Yale School of Management. 1º Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura (IBEJI). Membro do Instituto de Direito Administrativo Paulista (IDAP). Membro da Asociación Argentina de Derecho Administrativo (AADA). Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Membro da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). Presidente da Comissão Especial de Direito e Infraestrutura da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. Sócio Titular da Dal Pozzo Advogados.






Carolina Zancaner Zockun

Mestre em Direito Administrativo pela PUC/SP (2008). Doutora em Direito Administrativo pela PUC/SP (2013). É Procuradora da Fazenda Nacional e professora de Direito Administrativo no curso de graduação da faculdade de Direito da PUC/SP e professora da mesma matéria no curso de especialização em Direito Administrativo da PUC/SP - COGEAE.






Christianne de Carvalho Stroppa

Doutoranda (2014) e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Assessora de Gabinete na Assessoria Jurídica de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Ex-Assessora Jurídica na Secretaria da Saúde do Município de São Paulo. Ex-Procuradora da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora de Direito Administrativo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora Titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Membro associado do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo - IBDA, do Instituto de Direito Administrativo Paulista - IDAP e do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP. Ministra Simpósios e Treinamentos na área de Licitações e Contratos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, Constitucional e Municipal. É sócia do escritório Carvalho Stroppa Sociedade de Advogados, atuando profissionalmente nas áreas de Direito Administrativo, com enfoque especial em Licitações e Contratos.






Dinorá Adelaide Musetti Grotti

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professora assistente Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço público, serviços públicos, agências reguladoras, administração pública e licitação.






Jacintho Silveira Dias de Arruda Câmara

Mestrado (1998) e doutorado (2004) em Direito, na sub-área de concentração direito administrativo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (graduação, mestrado e doutorado). É professor do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da FGV Direito SP. Tem experiência concentrada na área de Direito Público Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: concessões, regulação, serviços públicos, telecomunicações, ppp, licitações e contratos administrativos.






Jose Roberto Pimenta Oliveira

Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP (2003). Doutor em Direito do Estado pela PUC/SP (2009). Professor Assistente-Mestre de Direito Administrativo da PUC-SP. Professor de Cursos de Especialização e Capacitação em Direito Administrativo e Direito Público (COGEAE-PUC-SP, NDJ-Treinamentos, etc.). Professor do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da PUC-SP - Núcleo Direito Administrativo). Membro e Diretor de Publicações do Instituto de Direito Administrativo Paulista (IDAP) e do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA). Membro do Instituto Estudos Direito e Cidadania (IEDC). Diretor Acadêmico do Instituto Brasileiro de Estudos da Função Pública (IBEFP). Membro do Conselho Editorial da Revista Internacional Direito e Cidadania (REID), da Revista Brasileira de Infraestrutura (RBINF) e da Revista de Direito da Faculdade de Direito da PUC-SP, e Coordenador da Revista Brasileira de Estudos da Função Pública (RBEFP). Líder do Grupo de Pesquisa "Direito e Corrupção", credenciado pela PUC-SP e registrado no CNPQ. Professor Pesquisador dos Grupos de Pesquisa "Contratações Públicas" e "Ponderação de Interesses no direito administrativo e contrafações administrativas". Ex-Procurador da Fazenda Pública do Estado de São Paulo. Procurador da República no Estado de São Paulo, atuante no 35º Ofício da Procuradoria da República em São Paulo, integrante do Núcleo de Combate à Corrupção da procuradoria da República em São Paulo.






Luis Manuel Fonseca Pires

Doutor e Mestre em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor de Direito Administrativo da PUC-SP e em cursos de pós-graduação. Juiz de Direito no Estado de São Paulo. Publicou, dentre outros, os seguintes livros: Controle judicial da discricionariedade administrativa. Dos conceitos jurídicos indeterminados às políticas públicas, 2a edição, ed. Fórum (finalista do Prêmio Jabuti 2009, ed. Campus Elsevier), Moradia e Propriedade. Um breve ensaio sobre conflitos humanos, ed. Fórum, O Estado Social e Democrático e o Serviço Público. Um breve ensaio sobre liberdade, igualdade e fraternidade, 2a edição, ed. Fórum, Um diálogo sobre a justiça: a justiça arquetípica e a justiça deôntica, em coautoria, ed Fórum, Limitações administrativas à liberdade e à propriedade, Regime jurídico das licenças e Loteamentos urbanos, todos pela ed. Quartier Latin.






Marcos de Lima Porta

Mestre (2001) e Doutor (2007) em Direito do Estado, sub-área de Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Magistrado e Professor em São Paulo - Capital.






Maurício Zockun

Especialista em Direito Tributário pelo IBET-SP (2001). Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP (2003). Doutor em Direito Administrativo pela PUC/SP (2009). É professor no Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Direito Administrativo na Faculdade de Direito da PUC/SP, bem como no Curso de Especialização em Direito Administrativo do COGEAE da PUC/SP. É Diretor científico do Instituto de Direito Administrativo Paulista (IDAP), membro do Conselho Editorial da Revista Trimestral de Direito Público (RTDP), Diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), associado à Asociación de Derecho Público del Mercosur e ao Instituto de Pesquisas Tributárias (IPT). É Presidente da Comissão especial de direito administrativo do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e sócio do escritório Zockun Advogados, atuando profissionalmente nas áreas de Direito Constitucional, Administrativo, Tributário, Ambiental, Urbanístico e Financeiro.






Pedro Estevam Alves Pinto Serrano

Mestre e Doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Atualmente é advogado sócio do escritório de advocacia Teixeira Ferreira e Serrano Advogados Associados, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor nos cursos de especialização em direito administrativo e constitucional da PUC/SP. É Representante Docente Titular pela Faculdade de Direito da PUC/SP do Conselho de Cultura e Relações Comunitárias - CECCOM e Membro da Comissão Coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello pela PUC/SP.






Ricardo Marcondes Martins

Doutor em Direito do Estado, Subárea de Direito Administrativo, pela PUC-SP (2011). Mestre em Direito do Estado, Subárea de Direito Administrativo, pela PUC-SP (2007). Especialista em Direito Constitucional pela ESDC (2002) e em Direito de Família e Sucessões pelo CEU (2002). Bacharel em Direito pela PUC-SP (1999). Professor do Curso de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da PUC-SP - Núcleo Direito Administrativo. Professor de Cursos de Especialização e Capacitação em Direito Administrativo e Direito Público (COGEAE-PUC-SP, NDJ-Treinamentos, etc.). Membro do Instituto de Direito Administrativo Paulista (IDAP) e da Rede Iberoamericana de Contratación Pública. Membro fundador e Presidente do Conselho Superior do Instituto Brasileiro de Estudos da Função Pública (IBEFP). Vice-presidente do Conselho Curador da Escola Superior de Direito Municipal - ESDM-SP. Membro da Comissão de Direito Administrativo da OAB/SP. Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Infraestrutura (RBINF) e da Revista Brasileira de Estudos da Função Pública (RBEFP). Líder do Grupo de Pesquisa "Ponderação no direito administrativo e contrafações administrativas", credenciado pela PUC-SP e registrado no CNPQ. Professor Pesquisador dos Grupo de Pesquisa "Contratações Públicas". Procurador do Município de São Paulo e advogado em São Paulo. Autor de várias obras jurídicas, dentre elas: Teoria jurídica da liberdade; Estudos de direito administrativo neoconstitucional; Regulação administrativa à luz da Constituição Federal; Abuso de direito e a constitucionalização do direito privado; Efeitos dos vícios do ato administrativo.






Juan Carlos Cassagne

Professor Titular da Universidade de Buenos Aires. Acadêmico Honorário da Real Academia de Jurisprudência y Legislação e Acadêmico Correspondente da Real Academia de Ciências Morais e Políticas, ambas de Madri. Advogado.






José Antonio Moreno Molina

Catedrático de Direito Administrativo da Universidade de Castilla-La Mancha. Diretor da Revista “Contratación Administrativa Práctica”, da editorial Wolters Kluwer La Ley, e Diretor do Mestrado em Contratação Pública da Universidade de Castilla-La Mancha.






Jaime Rodríguez-Arana Muñoz

Catedrático de Direito Administrativo da Universidade de La Coruña - Espanha. Presidente do Foro Ibero-Americano de Direito Administrativo – FIDA. Diretor do Grupo de Investigação “Derecho Público Global”, vinculado à Universidade de La Coruña.






Pablo Ángel Gutiérrez Colantuono

Diretor do Curso de Especialização em Direito Administrativo da Universidade de Comahue – Argentina. Membro do Instituto de Política Constitucional da Academia Nacional de Ciências Morais e Políticas da Argentina. Advogado.






Teresa Medina Arnáiz

Professora de Direito Administrativo da Universidade de Burgos - Espanha.






Eduardo Mertehikian

Professor Titular de Direito Administrativo da Pontifícia Universidade Católica Argentina - UCA. Diretor da “Revista Argentina del Régimen de la Administración Pública”. Advogado.






Jean-Bernard Auby

Professor de Direito Publico na Universidade Sciences Po - França. Diretor da Cátedra "Mutations de l'Action Publique et du Droit Public”.